sexta-feira, janeiro 20, 2006

 

A Primeira Piscina da FEIJ.

Foram quatro anos de construção da piscina medindo 8 X 25 metros. Teve início em 1941 e foi concluída em 02 de novembro de 1944. A inauguração oficial ocorreu no dia 02 de fevereiro de 1945.

É considerada a obra épica da FEIJ.

O trabalho foi executado a muque pelos componentes da Associação Benjamin Sodré e da Associação Couto de Magalhães que, por meio de suas patrulhas, competiam entre si por maior produtividade no trabalho.

Inicialmente houve o preparo do terreno, com o desmatamento, destocamento e limpeza da área. Houve necessidade que enormes árvores fossem arrancadas, como tucumanzeiros, cajazeiros, jaqueiras, cujas raízes estavam fincadas em enorme profundidade.

A escavação da primeira piscina foi realizada com auxílio, apenas, de picaretas, enxadas e ferros de cova. A terra era retirada com auxílio de pá manual e colocada em padiolas de madeira feitas artesanalmente por aqueles jovens. Trabalhava-se, ininterruptamente, dia e noite, com sol ou com chuva.

Cedo do dia o trabalho tinha início, após o apito do Chefe Castelo. A terra era colocada na padiola e a dupla responsável quando passava pelo apontador gritava, conforme a Associação a que pertencia, o nome de sua patrulha. A retirada da terra de uma área medindo trinta metros de comprimento por nove metros de largura, com profundidade na parte rasa de dois metros e na parte funda quatro metros, ia formando um monte que chegava a alcançar mais de cinco metros de altura. A terra retirada foi utilizada para aterrar o campo de futebol.

Concluída a escavação, passou-se à fase de concretagem da piscina, sob orientação do engenheiro responsável, por meio do mestre-de-obra Arnaldo. A tropa colaborava com a mão-de-obra no preparo das formas de madeira, na estrutura das ferragens, no transporte de trilhos inservíveis doados pelo Diretor da extinta Estrada de Ferro de Bragança (Heitor Pombo de Chermont Rayol), no transporte de areia, quebrando as pedras para o concreto – estas vindas de São Miguel do Guamá, da pedreira do então deputado Ney Peixoto.

Antes do início da concretagem da piscina, o Chefe Castelo mandou preparar uma caixa de ferro e colocou em seu interior o nome dos que participaram da construção da obra, como justa homenagem àqueles nobres heróis da epopéia. A caixa de ferro foi concretada no fundo da piscina.

Pronta, a piscina foi cheia pela primeira vez no dia 02 de novembro de 1944.

O Poço da Piscina.

Para abastecer a piscina de água foi construído um poço semi-artesiano. Toda semana a piscina era esvaziada, lavada e cheia novamente.

O Azulejo na Piscina

No ano de 1967 os azulejos foram assentados na primeira piscina da FEIJ. Na inauguração todos tinham que levar um copo para beber água da piscina.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?