terça-feira, janeiro 31, 2006
O BRASÃO DO PARÁ
Brasão do Estado do Pará
O Brasão de Armas do Estado do Pará foi criado por meio da Lei nº 912, de 9 de novembro de 1903, sancionada pelo governador Augusto Montenegro. A Lei determina a criação de um Escudo d'Armas para o Estado. Eis o teor da lei:
"O Congresso Legislativo do Estado decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Artigo 1º - Fica criado um Escudo d'Armas para este Estado.
Parágrafo Único - O Escudo será vermelho, cortado por uma faixa oblíqua branca da esquerda para direita, com inclinação de 45º, tendo a mesma faixa ao centro uma estrela azul. Este Escudo avulta sobre outro, recortado nas extremidades de fundo róseo, encimando-o duas volutas ligadas a um pedestal, sobre o qual se vê uma altiva águia guianense prestes a alçar vôo.No último plano por trás da águia, destaca-se o sol nascente. À base do escudo maior cruzam-se dois virentes ramos, um de seringueira e outro de cacaueiro. O primeiro acompanhando à esquerda os recortes do referido escudo e o segundo erguendo-se para a direita, entrelaçando com uma fita amarela, que se alonga até a parte superior do escudo sobre o qual se lê: "Sub lege progrediamur - Estado do Pará".
Artigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário".
O Secretário de Justiça Interior e Inscrição Pública assim a faça executar.
Palácio do Governo do Estado do Pará, aos nove dias do mês de novembro do ano de mil novecentos e três - décimo quinto da República.
AUTORES
O arquiteto José Castro Figueiredo foi o autor do desenho e o historiador e geógrafo Henrique Santa Rosa fez a sugestão dos motivos para sua confecção.
SIMBOLISMO
O vermelho e o róseo representam as cores republicanas.
Os ramos de seringueira e cacaueiro representam a riqueza exponencial da época.
A águia guianense representa a altivez, nobreza e realeza do povo paraense.
A faixa branca corresponde à linha imaginária do Estado do Pará ao extremo Sul.
A estrela solitária representa o Pará como unidade da República Federativa Brasileira.
A inscrição latina Sub lege progrediamur, traduzida para o português, significa: "Sob a lei progredimos".