segunda-feira, janeiro 23, 2006
AS ASSOCIAÇÕES
A FEIJ é constituída, funcionalmente, por quatro Associações filiadas: Associação Couto de Magalhães; Associação Benjamin Sodré; Associação Geraldo Carvalho; e, Associação Braz de Aguiar.
Associação Couto de Magalhães (ACM).
Fundada em 24 de junho de 1934.
Cor: Verde.
Associação Benjamin Sodré (ABS).
Fundada em 03 de dezembro de 1933.
Cor: Amarela.
Associação Geraldo de Carvalho (AGC).
Fundada em 17 de abril de 1947.
Cor: Azul.
Associação Braz de Aguiar (ABA).
Fundada em 22 de agosto de 1952.
Cor: Vermelha.
As Associações da FEIJ são sociedades civis, organizadas com a finalidade de trabalhar pela educação e assistência da infância e da juventude brasileira, nos moldes estabelecidos no Estatuto da Federação.
A FEIJ respeita a autonomia administrativa e os direitos patrimoniais de suas Associações filiadas.
As Associações tem suas atividades harmônicas com a direção da FEIJ, com diretoria e Estatuto próprios, sendo que suas atividades e normas estatutárias, não podem colidir com as da FEIJ.
As Associações, cada qual com sua cor padrão, são importantes para a prática de esportes, trabalhos, torneios e demais atividades realizadas na FEIJ.
Normalmente as Associações possuem, igualmente, em torno de cem associados, entre crianças, jovens e adultos, de ambos os sexos.
A Associação Benjamin Sodré (1933) foi a primeira associação a existir, depois que o Chefe Castelo passou a liderar o escotismo no Estado do Pará, ao lado da Basílica de Nazaré.
Com a aquisição de sede própria na Avenida Independência (atual Avenida Magalhães Barata), o Chefe Castelo acolheu a Federação de Tribos Escoteiras, fundada em 1934, por Boaventura Cunha, da qual surgiu a Associação Couto de Magalhães, dirigida por Glycério Marques.
A Associação Geral de Carvalho (1947) e a Associação Braz de Aguiar (1949) foram criadas pelo Chefe Castelo, em decorrência do aumento do contingente da tropa.
À época da fundação da FEIJ as quatro associações já existiam e continuam a existir, desenvolvendo suas atividades plenamente.